Nossa História

Alguns fatos históricos interessantes sobre o Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade

Informações extraídas do livro: Terra Fértil, Semente Lançada: a história do Espiritismo em Uberlândia de autoria de Izabel R. Vittuso, Gráfica Brasil, Uberlândia, MG

1917
O senhor Gustavo José da Silva juntamente com outros companheiros de ideal espírita, alugou uma casa para o funcionamento da sede do Centro Espírita Fé Esperança e Caridade (CEFEC). Foi neste ano, que o então presidente da instituição, fez campanha para a construção da sede própria, oferecendo para esse fim, o terreno do fundo de sua casa situada na rua Machado de Assis, atual número 375. Neste mesmo ano, foi construído o primeiro pavilhão (10×6 metros). Somente em 1920 recebeu cobertura, portas, janelas e assoalho. Mesmo assim os trabalhos já haviam sido instalados no prédio.
1917
1927
Iniciaram-se, no CEFEC, as aulas de Catecismo, denominadas de aulas de Moral Cristã, a partir de 1960, com a trabalhadora Sra. Inhazinha Vilela, auxiliada por Gustavo José Silva, e, após 1933, o trabalho teve prosseguimento com o Sr. Odilon José Ferreira. Ainda na década de 1920 deu-se início ao trabalho de assistência aos necessitados nos vilarejos da cidade, tendo como presidente a Sra. Iveta Borges Vilela, cooperadora incansável do CEFEC. Esse grupo recebeu o nome de as Samaritanas.
1927
1933
o CEFEC já estava ampliado e repleto de crianças e jovens aos domingos, e os trabalhos noturnos também muito frequentados.
1933
1935
nasce mais um dos departamentos de assistência do CEFEC, o Dispensário dos pobres, que garantia o alimento do corpo físico para os necessitados, enquanto para os companheiros estudiosos da doutrina, se tornava oportunidade para a prática do bem. O idealizador desse trabalho foi o Sr. Henckmar Borges e sua Esposa Maria Vécia. Os registros consultados não citam a localização exata desse local, apenas mencionam que o prédio ficava atrás da Santa Casa em Uberlândia.
1935
1940
o Sr. Odilon José Ferreira fundou a Juventude Espírita de Uberlândia que teve papel importante porque dali saíram jovens que iniciaram outros núcleos de trabalhos pela cidade, consolidando o Espiritismo e fortalecendo o movimento.
1940
1942
foi construído o Sanatório Espírita de Uberlândia, para onde foram transferidos pacientes com distúrbios obsessivos; graças à transferência do antigo Penates Allan Kardec (1932) ao CEFEC. O prédio foi erguido sob a direção de Alcindo Guanabara do Nascimento, assessorado por João Dornelles e Henckmar Borges, inaugurado com 110 leitos. Para presidir o novo departamento do CEFEC foi convidado o Sr. José Gonzaga de Freitas.
1942
1951
de 11 a 18 de fevereiro ocorreu a primeira Semana Espírita de Uberlândia com a participação de 1500 pessoas de Uberlândia e região sob a organização dos trabalhadores do CEFEC: Odilon José Ferreira, Clóvis César, Gustavo José Silva, José Gonzaga de Freitas e tantos outros. O evento foi um sucesso e foi realizado no Ginásio de Esportes do Colégio Liceu de Uberlândia.
1951
1960
a atividade de peregrinação (visita fraterna aos necessitados) ganhou grande impulso na região do Triângulo Mineiro devido à nobre influência de Francisco Candido Xavier. O Sr. José Gonzaga de Freitas passou a participar do trabalho que chegava a beneficiar cerca de 30 famílias no conhecido Brejo do Sapo (onde é hoje a avenida Rondon Pacheco, no Bairro Tibery). Por essa época, até os anos 1990, houve 22 grupos que prestavam auxílio a mais de cem famílias carentes).
1960
1962
fundou-se o Lar Espírita Alfredo Júlio, departamento do CEFEC. Inicialmente havia 12 meninas, mais tarde 80 meninas recebiam assistência material e espiritual. Hoje, no local onde funcionava o Lar, temos o Centro Educacional Lar Espírita Alfredo Júlio, situado na rua Araxá número 213, atendendo atualmente 189 crianças na faixa etária de 5 meses a 6 anos, do berçário ao segundo período. Há, também, uma outra unidade denominada Centro de Formação Lar Espírita Alfredo Júlio, com atendimento a 103 crianças / adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos, localizada na rua Eduardo Marquez 1163.
1962

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.